A festa junina está chegando

Prepare atividades multidisciplinares para fazer com os seus alunos

Por Redação | Adaptação web Tayla Carolina

Em junho, o que não pode faltar nas escolas é uma boa comemoração de festa de junina, essa que é uma das festas mais importantes no Brasil e foi trazida pelos portugueses ainda na época colonial em comemoração ao santo católico São João.

Além disso, alguns de seus elementos têm influência de vários países, por exemplo, da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as peculiares quadrilhas.

Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.

Todos esses elementos, com o tempo, uniram-se à cultura do Brasil, com traços marcantes de índios e afrodescendentes em cada região do país, tornando essa uma das festas mais bonitas e ricas culturalmente. Mas como trabalhar tantas características importantes com as crianças na Educação Infantil?

A professora da EMEIF Felipe Patacho Callegari, Atibaia, SP, Roberta Belo, sugeriu algumas atividades. Veja o que fazer:

 

Para ver mais atividades, compre a revista Guia Prático do Professor Educação Infantil – Ed. 173