Cantarolando se aprende!

Lance mão de melodias para inserir os pequenos na alfabetização com mais graça e entusiasmo

Por Redação | Adaptação web Tayla Carolina

Se música encanta, certamente ela pode servir como ferramenta durante o processo de alfabetização da criançada. De acordo com a pedagoga, professora e especialista em alfabetização Rosires Amaral de Paiva, cabe aos educadores pesquisar, estudar e organizar um repertório que venha ampliar o vocabulário dos alunos.

A professora recomenda que sejam apresentadas letras de músicas condizentes com o ambiente. “Ao utilizar a música na sala de aula, a atenção é maior e o envolvimento é coletivo.

É importante salientar que para alfabetização é necessária a apresentação da letra da música para que o educando aprenda a ler, a escrever e a interpretar o que leu, tornando-se assim um cidadão alfabetizado”, destaca Rosires.

E se a prática da alfabetização, além de vir acompanhada por música, trouxer também brincadeiras e jogos? Aí é diversão garantida e aprender será um prazer para os pequenos.

Confira a atividade proposta por Rosires, que está focada a ser trabalhada com crianças a partir dos 4 anos de idade, mas pode ser adaptada em qualquer fase educacional, desde que as atividades sejam planejadas de acordo com a realidade de cada turma.

 

Para ver mais dicas, compre a revista Guia Prático do Professor Educação Infantil – Ed. 173