Teatro sobre o Descobrimento do Brasil

Crianças aprendem por meio do teatro as cenas que compõem a chegada dos portugueses em nosso país

Por Redação | Adaptação web Tayla Carolina

Em 22 de abril de 1500, chegavam ao Brasil 13 caravelas portuguesas lideradas por Pedro Álvares Cabral. A descoberta do país ocorreu no período das grandes navegações, quando Portugal e Espanha exploravam o oceano em busca de novas terras.

Conhecer sobre esse período da história é uma competência que todo o cidadão brasileiro deve ter, e seus estudos podem começar desde a Educação Infantil, celebrando e sendo inserido nesse contexto a partir da comemoração do Descobrimento do Brasil, em 22 de abril.

Além da roda de conversa, pesquisa e imagem sobre o Descobrimento do Brasil, a professora Nivian de Almeida Alves, do Colégio Scaranne, em São Paulo, diz que os alunos do seu colégio, nessa data, com uma linguagem simples e de fácil interpretação, fazem uma apresentação da história do descobrimento para os alunos mais novos da Educação Infantil.

Segundo ela, o teatro é um importante recurso didático pedagógico para o desenvolvimento da criança e dá suporte para sua trajetória na vida social, proporcionando experiências novas que contribuem para o crescimento integral da criança sobre vários aspectos. Além disso, é um recurso didático para apresentar conhecimento de uma forma prazerosa e de fácil assimilação.

 

Para ver mais atividades, compre a revista Guia Prático do Professor Educação Infantil – Ed. 171