Feliz Páscoa!

O que desenvolver com os seus alunos nessa data tão especial?

Por Redação | Adaptação web Tayla Carolina

A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro onde permaneceu por três dias. Jesus ressurgiu quando seu espírito e seu corpo foram reunificados, cumprindo a profecia.

Páscoa é uma palavra originária do hebreu Pessach, que significa “passagem” – que para os hebreus estava relacionada ao fim da escravidão e o início da libertação do povo judeu (marcada pela travessia do Mar Vermelho, cujas águas foram separadas por Moisés para dar passagem aos filhos de Israel.

A festa tradicional é associada à imagem do coelho, um símbolo de fertilidade; e a ovos pintados com cores brilhantes, representando a luz solar. A origem do coelho como símbolo vem do fato de que eles são notáveis por sua capacidade de reprodução.

Como a Páscoa é ressurreição, é renascimento, nada melhor do que coelhos para simbolizar a fertilidade. Já o ovo da Páscoa traduz a existência da vida, que está intimamente ligada ao ovo – que simboliza o nascimento.

A Páscoa é uma data móvel, comemorada no primeiro domingo após a lua cheia, que ocorre depois do equinócio vernal e pode cair entre 22 de março e 25 de abril. A sequência dos dias de Páscoa se repete em ciclos
de aproximadamente 5,7 milhões de anos.

O Carnaval acontece 47 dias antes da Páscoa. Logo, o carnaval pode acontecer de 4 de fevereiro a 9 de março. Em 2012, o domingo de Páscoa cairá no dia 8 de abril. Nas escolas, essa é uma das datas mais importantes, não passa despercebida pelos professores que, de alguma forma, trabalham com os pequenos esse período festejado no mundo inteiro.

 

Para ver mais atividades sobre a Páscoa, compre a revista Guia Prático do Professor Educação Infantil – Ed. 171