Receita de bolo de milho para Festa Junina

Que tal fazer um delicioso bolo com o principal ingrediente dos tempos de festa junina?

Por Redação | Adaptação web Tayla Carolina

Arroz-doce, pé de moleque, bolo de milho, pamonha, canjiquinha, pipoca, quentão, milho cozido, cural, cuscuz, cocada. Essas delícias de encher a boca d’água são algumas das comidas típicas que podemos saborear durante as festas juninas. E, em grande parte delas, podemos ver algo em comum: o milho.

Este é um dos ingredientes principais para se fazer grande parte dessas receitas e deixam esse período ainda mais gostoso e nutritivo. Como o mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados, relacionados às festividades, é feito com ele.

Então, que tal conhecermos um pouco mais esse alimento tão importante na culinária brasileira, usando esta época do ano como justificativa e temática para esse aprendizado? Puro ou como ingrediente de outros produtos, é uma importante fonte energética para o homem.

Ao contrário do trigo e o arroz, que são refinados durante seus processos de industrialização, o milho conserva sua casca, que é rica em fibras, fundamental para a eliminação das toxinas do organismo humano. Além das fibras, o grão de milho é constituído de carboidratos, proteínas e vitaminas do complexo B. Possui bom potencial calórico, sendo constituído de grandes quantidades de açúcares e gorduras.

 

Revista Guia Prático do Professor Educação Infantil – Ed. 173