Integração entre pais e filhos

Como integrar os pais na vida escolar e nas atividades dentro e fora da escola

Da Redação | Fotos Itaci Batista | Adaptação web Isis Fonseca

Pais e filhos

A educação e a aprendizagem não podem ser reduzidas ao contexto escolar. Assim, é importante a interação e efetiva participação dos pais na vida escolar de seus filhos.

Os professores têm inúmeras funções pedagógicas, entre elas a de motivar o aluno a aprender. Porém, nenhum de seus esforços será completo se a família não assumir, também, a responsabilidade de fomentar uma aprendizagem realmente significativa. Ou seja, escola e família devem estar engajadas nesse processo, pois só assim será possível ao professor atuar com êxito em sala de aula e com mais propriedade no dia a dia da criança – pois terá conhecimento sobre seus alunos e suas histórias de vida.

Para um bom rendimento escolar, a participação dos pais é fundamental. Alguns especialistas chegam a dizer que nenhum outro fator tem tanto impacto positivo como esse. O Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper) estudou o assunto no Brasil e concluiu que apenas incentivar o filho a fazer as lições de casa e ir à escola todos os dias, providenciar um lugar tranquilo onde ele possa estudar e comparecer às reuniões de pais tem o efeito de elevar as notas em cerca de 15%.

Não há, então, como negar que os pais têm um papel de protagonistas no desenvolvimento escolar de seus filhos – e a escola pode trabalhar isso de forma ativa, elaborando projetos que incentivem e favoreçam a integração dos pais com a escola e com tudo que a criança faz dentro dela.

Pensando nisso, o Ateliê Maria Flor desenvolveu um trabalho para que as escolas pudessem realizar atividades manuais e artesanais com os pequenos e, ao mesmo tempo, preencher essa necessidade de ter os pais mais próximos. Fátima Rodrigues, diretora do ateliê, diz que esse tipo de iniciativa facilita muito a integração e tem resultados muito positivos.

Porta retrato

Adaptado de Revista Guia Prático do Professor – Educação Infantil Ed. 162

pais-e-filhos

Pais e filhos