Saúde com boa alimentação

Mostre como se alimentar adequadamente por meio de atividades multidisciplinares

Por Redação | Adaptação web Tayla Carolina

Uma boa alimentação é sinal de uma vida saudável. Cada vez mais as pessoas têm acesso a diversos tipos de comida, principalmente os fast-foods, enlatados e industrializados, que já vêm quase prontos para consumo. Mas viver apenas dessas últimas opções significa comer mais sódio, gorduras trans e saturadas, conservantes, açúcares e, muitas vezes, perder as vitaminas naturais dos alimentos.

E pior, ganhar alguns quilinhos, visto as altas taxas de obesidade infantil durante os últimos anos e mesmo que isso não aconteça e o corpo não transpareça, um exame de sangue pode mostrar níveis de colesterol, diabetes, entre outras doenças escondidas no organismo.

Comer alimentos saudáveis é uma tecla que tem que ser tocada por diversas vezes na escola, as crianças têm que desenvolver esses hábitos e saberem optar por refeições mais equilibradas de forma mais natural e prazerosa, por isso a importância de trabalhar com esse tema desde as primeiras fases da vida escolar.

As aulas de culinária não são a única opção para se explorar a educação alimentar. O tema pode ser desenvolvido em diversas disciplinas – o aluno pode aprender, por exemplo, ciências e, ao mesmo tempo, assimilar outras referências e conceitos sobre a alimentação saudável.

A bióloga, pedagoga e gestora ambiental Camila Chamma Giannasi, professora no Instituto Mairiporã Thomaz Cruz e na E.E. Profª Hermelina de A. Passarella, desenvolveu uma atividade que engloba diversas disciplinas e, assim, outros professores podem trabalhar com seus pequenos.

“A escola deve ajudar a família de maneira que as crianças passem a valorizar hábitos saudáveis de alimentação e a consequente boa saúde. A partir do projeto, as crianças comerão frutas sem “protesto”, terão consciência que nem tudo que é gostoso faz bem e que as frutas têm nutrientes que contribuirão para com a saúde”, explica Camila.

 

Revista Guia Prático do Professor Educação Infantil – Ed. 172